FUNÇÃO DO PROFESSOR ARTICULADOR
Atender os alunos com necessidades de aprendizagem, utilizando estratégias
pedagógicas complementar , proporcionando vivências formativas cidadãs
integradas às atividades desenvolvidas pelo Professor Regente;
Receber do professor regente o relatório individual dos alunos, identificar as
dificuldades/problemas diagnosticados, considerando o estágio de
desenvolvimento dos estudantes e o tema curricular que está sendo estudado;
Elaborar no coletivo de professores do ciclo o plano de atendimento aos
estudantes com dificuldades de aprendizagem ou em processo de superação
(quando não houver sala de superação);
Investigar os problemas/dificuldades nos processos de aprendizagens dos alunos,
destacando-os e compreendendo suas especificidades em cada tempo de
desenvolvimento humano, nas respectivas idades;
Organizar pedagogicamente o tempo e o espaço escolar no sentido de assegurar
os processos de aprendizagem dos estudantes, observando quando for o caso
das necessidades da aprendizagem, orientadas pelas especificidades e
modalidades educativas;
Elaborar o plano de aula e adequá-lo freqüentemente, conforme as necessidades
de aprendizagem dos estudantes;
Criar possibilidades diferenciadas de ensino para qualificar as aprendizagens dos
alunos;
Proporcionar atividades para que os estudantes desenvolvam o hábito da leitura;
Promover o resgate da auto-estima e a identidade cultural do estudante, visando
sua integração no ambiente escolar e a construção dos conhecimentos;
Investigar/avaliar continuamente o processo de construção do conhecimento e
desenvolvimento do estudante;
Encaminhar ao professor regente o relatório descritivo das situações de
aprendizagens dos estudantes atendidos, destacando os avanços no processo de
desenvolvimento e superação das dificuldades iniciais e/ou avançando no
processo formativo no ciclo ou de um ciclo para o outro;
Utilizar os mais diferenciados Multimeios didáticos na sala de aula e em outros
espaços para atender estudantes em processo de intervenção e apoio
pedagógico (articulação/Superação);
Fazer da avaliação uma ferramenta pedagógica para realizar intervenções
focadas na aprendizagem;
Corrigir as atividades realizadas pelos estudantes, em processo de intervenção e
apoio pedagógico;
Participar da avaliação dos estudantes no conselho de classe;
ATIVIDADES
Intervenção e Apoio Pedagógico (articulação/superação) junto aos estudantes
com dificuldades de aprendizagem;
Avaliação continua do processo de intervenção e Apoio Pedagógico, no qual
alunos com dificuldades de aprendizagem estão inseridos;
Participar de reuniões pedagógicas e Conselho de classe;
Participação no processo de formação continuada dos professores como
estratégia de revisão/recriação das concepções e práticas docentes, nos ciclos
(sala de Professor);
Medidas interventivas em relação aos alunos faltosos;
Registro dos documentos, na data prevista;
Informação atualizada sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes,
em processo de intervenção e apoio pedagógico;
ATITUDE:
Assegurar a política de inclusão dos alunos no processo de aprendizagem;
Fortalecer a identidade da escola organizada por ciclos de formação humana;
Favorecer as relações tanto interpessoais entre professores e estudantes
Reflexão/ação articulando o pensado e o vivido para desenvolver (ou replanejar)
situações problema no processo de aprendizagem dos estudantes;
Organizar a sala de apoio pedagógico, tornando-a alegre, motivadora e
valorizando a diversidade étnico-racial e regional para o processo de
aprendizagem;
CONHECIMENTO (sobre):
Proposta Política Pedagógica da Unidade Escolar;
Necessidades de aprendizagem dos estudantes;
Sobre o perfil de saída dos alunos;
Materiais pedagógicos disponíveis na escola;
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT
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